A 7ª Zona Eleitoral de Paraíso do Tocantins decretou nesta terça-feira, 27, a nulidade de votos atribuídos ao partido União Brasil daquele município, referentes a eleição proporcional de 2024, acarretando na cassação dos mandatos dos vereadores Professor Deley, Alailson, Ricardo Diniz e Paulão dos Animais.
De acordo com a magistrada Maria Celma Louzeiro Tiago, houve fraude à cota de gênero, o que acarreta a cassação de todos os votos da legenda e de todos os diplomas de candidatos a ela vinculados.
Soraya teve votação zerada, prestação de contas com ausência de movimentação relevante e ausência de atos efetivos de campanhas e divulgação.
Foi comprovado no processo que ambos, Deley e Ricardo, presidente e vice-presidente do União Brasil concorreram para a prática ilegal, na medida que tiveram ciência da candidatura de Soraya e afirmaram em juízo, sem a devida comprovação e em dissonância ao depoimento da própria candidata, que ela praticou atos efetivos de campanha durante o período eleitoral, quando na verdade não os fez.
Além da nulidade dos votos da chapa e perda do mandato aos atuais vereadores, a juíza declarou a inelegibilidade de ambos e de Soraya pelo prazo de 8 (oito) anos, contados a partir do pleito de 2024.
O R1 Palmas se coloca à disposição de qualquer um dos citados para uma resposta.
Por Rafael Alves - R1 Palmas
VEJA ABAIXO A DECISÃO NA ÍNTEGRA
Clique aqui para ver o documento "sentenca-deley-ricardo-diniz-paraíso.pdf"
Mín. 23° Máx. 32°