Com gritos de ordem como - "O estudante quer estudar, passe livre já!" e "Dudu, cadê você? Dá meu passe aí!" - estudantes que utilizam o transporte público municipal de Palmas realizaram uma manifestação no final da tarde de hoje, 6, cobrando da Prefeitura de Palmas a gratuidade da tarifa do transporte público municipal.
Dia 26 de maio, a Prefeitura de Palmas voltou a cobrar a tarifa de ônibus no valor de R$ 4,85 para todos os passageiros, exceto dos estudantes que deveriam pagar 50% deste valor, entretanto o sistema de bilhetagem utilizado pelos ônibus da Sancetur, está cobrando integralmente o valor desde o início e não apenas 50%.
Revoltados com esta situação, vários estudantes se reuniram na Avenida JK em frente ao prédio JK Business, sede da Prefeitura de Palmas, e fizeram uma manifestação pedindo pela gratuitade da passagem.
Prefeitura de Palmas - Nota à Imprensa
A Prefeitura de Palmas, por meio da Agência de Transporte Coletivo (ATCP), reafirma seu compromisso com a transparência e o respeito aos direitos dos cidadãos. A gestão municipal reforça que está aberta ao diálogo com os estudantes, tanto que o prefeito Eduardo Siqueira Campos já atendeu representantes do movimento nesta semana. Informamos que a integração do sistema já está em funcionamento e os usuários que identificarem cobranças indevidas poderão solicitar o reembolso, que estará disponível na sede da Agência por tempo indeterminado. Vale ressaltar que ninguém ficará no prejuízo. Quanto à transferência de créditos, esta continua de forma contínua e gradual. Os usuários poderão acompanhar essa transição ao utilizar o novo cartão no validador. É importante esclarecer que todos os estudantes matriculados na rede de ensino, seja pública ou particular, têm direito à meia-passagem, e as falhas no sistema estão sendo prontamente resolvidas pela empresa contratada. Aqueles que tiveram cobrança integral de forma indevida devem procurar a sede da ATCP para solicitar o ressarcimento. Além disso, a ATCP reafirma seu compromisso em garantir que todos os usuários do transporte coletivo com deficiência (PCDs), devidamente cadastrados, tenham acesso aos serviços sem restrições. Desde que a Sancetur - Santa Cecília Turismo Ltda assumiu o transporte público, a ATCP monitora e fiscaliza continuamente a prestação do serviço e já notificou a empresa para a correção de todas as irregularidades identificadas na implementação deste novo sistema. A gestão municipal reitera que os direitos dos estudantes e de todos os usuários do transporte público não serão violados e que a busca por melhorias permanecerá como prioridade.
Mín. 23° Máx. 32°