Em denúncia encaminhada ao R1 Palmas, verificamos que a classificação de risco na Unidade de Pronto Atendimento da Região Norte de Palmas (UPA Norte) na manhã de hoje (12) foi realizada por médicos vinculados a contratos PJ.
CLASSIFICAÇÃO DE RISCO É ATIVIDADE PRIVATIVA DE ENFERMEIRO
Pela ausência de enfermeiros na UPA Norte, médicos estão realizando a triagem inicial, a classificação de risco de pacientes que chegam àquela unidade.
Conforme a Resolução COFEN nº 661/2021, que normatiza a atuação da equipe de enfermagem na atividade classificação de risco, a classificação de risco e priorização da assistência é privativa do Enfermeiro.
FALTAM PROFISSIONAIS NAS UPAS E UBS, MAS PREFEITURA NÃO NOMEIA APROVADOS NO CONCURSO
A Prefeitura Municipal de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), conscientemente permite que situações como essa ocorram em total desacordo com normas e regimentos da área da Saúde e desrespeitando os cidadãos pagadores de impostos.
Ao colocar um médico terceirizado via PJ para realizar a classificação de risco, retira este profissional de suas reais atribuições e do atendimento necessário aos pacientes, elevando assim o tempo de espera, o que é prejudicial aos doentes que já estão em condição de vulnerabilidade pela enfermidade, demonstra desrespeito às leis que integram o escopo do Sistema Único de Saúde (SUS) e falta de cuidado com a segurança do paciente e do profissional.
Enquanto isso, os aprovados do último Concurso Público da Saúde 2024 aguardam suas nomeações para que possam entrar em atividade e atender a população corretamente e de maneira digna.
O R1 Palmas aguarda resposta da Prefeitura sobre o caso.
Mín. 20° Máx. 34°