O Roblox, que é uma plataforma de jogos frequentemente visto como um espaço lúdico voltado ao público infantil e adolescente, acaba de protagonizar mais um episódio alarmante: segundo documentos obtidos por veículos como 404 Media e Courtwatch, o FBI interveio em uma ameaça real de ataque terrorista que estava sendo arquitetada dentro de um servidor do jogo.
O caso veio à tona após um usuário denunciar conversas suspeitas no Discord e no próprio Roblox, revelando planos de um atentado que poderia ter acabado em tragédia.
O responsável pelo plano é James Wesley Burger, um jovem de 18 anos, morador do Texas, que usava o apelido “Crazz3pain” dentro do jogo. Segundo a investigação, ele planejava um ataque terrorista ao estilo ISIS (Estado Islâmico) a um festival de música cristã realizado em abril de 2025.
As primeiras movimentações ocorreram ainda em janeiro, quando Burger começou a usar termos ligados ao extremismo islâmico em seu servidor. Entre as frases citadas nos autos, estavam declarações como “trazer humilhação aos adoradores da cruz” — mensagens que ele compartilhava com outros jogadores em tom conspiratório.
A situação só não foi adiante graças à denúncia de um dos participantes do servidor, que procurou o FBI após notar o conteúdo das conversas. A partir disso, os agentes descobriram que Burger estava trocando imagens confidenciais de armas por meio do Discord e realizando buscas em seu celular com termos como: "ataques suicidas são haram no islamismo?” e "festivais perto de mim".
Segundo a testemunha, "Crazz3pain" falava sobre seu desejo de cometer "martírio" em um evento cristão e que ele queria "trazer humilhação aos adoradores da cruz". A testemunha teria perguntado a Crazz3pain se o ataque aconteceria em um culto na igreja e Crazz3pain respondeu que aconteceria em um show.
Em resposta à divulgação do caso, representantes do Roblox declararam que colaboraram com a investigação e reforçaram que “a segurança da comunidade é uma prioridade máxima”. Ainda assim, a plataforma vem acumulando episódios preocupantes: símbolos neonazistas, discursos de ódio e agora, tentativas de articulação de atentados.
O R1 Palmas recomenda aos pais de crianças e adolescentes que jogam na plataforma Roblox, redobrem sua atenção e acompanhem o conteúdo que seu filhos consomem.
Mín. 20° Máx. 34°